FGTS, como acessar o aplicativo
O fundo de garantia do trabalhador por tempo de serviço, direito esse que foi garantido por lei, que se assemelha a uma poupança, para que o trabalhador tenha garantias, caso seja demitido sem justa causa.
Todo trabalhador nos moldes da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) possuem direitos e garantias, sendo o salário, as férias, 13º salário, desta forma o FGTS acaba por fazer parte deste grupo, embora o FGTS, não é um benefício particular desse tipo de regime de trabalho.
A diferença básica entre o trabalhador formal e o informal é o registro na carteira profissional e acaba por cumprir determinadas regras da CLT.
Em contrapartida o trabalho informal, já como o nome sugere, não possui vínculo empregatício ou seja não tem registro em carteira e nem contrato.
O FGTS, é depositado copiosamente até o dia 7 de cada mês, na conta do trabalhador que é administrada pela Caixa Econômica Federal, o valor não pode e nem deve ser descontado do salário, já que o pagamento é feito pela empresa.
O cálculo é de 8% da remuneração bruta do trabalhador, englobando horas extras, adicionais e entre outros.
E para sacar o FGTS é bem simples:
- Basta baixar o aplicativo FGTS (app para IOS ou Android);
- Faça o login no app, ou então o cadastro com o número do CPF;
- Vai aparecer na tela uma área escrito “meus saques”, em seguida “cadastrar conta”, basta inserir seus dados e confirmar.